Ingredientes:
1 Abóbora gila
Açúcar em igual peso ao da gila cozida e escorrida
1 Pau de canela
1 Limão
Preparação:
Parte-se a gila em pedaços, abre-se com as mãos ou com objecto não metálico, retira-se as pevides e a serrilha amarela que as envolve, utilizando sempre um utensílio de madeira ou plástico pois não se deve mexer na parte interior da casca com as mãos, pois tem uma substância que magoa os dedos.
Coloca-se na panela de pressão a cozer durante 10 minutos. Depois de arrefecer, retira-se a casca com ajuda de uma espátula em madeira ou plástico, desfia-se a gila cozida e deixa-se em repouso dentro de uma tigela com água abundante durante umas horas.
Escorre-se muito bem a gila, retirando o máximo de água e pesa-se.
Num tacho colocar o açúcar, meio copo de água, a casca do limão e o pau de canela, levar a fazer o ponto pérola (quando se mexe e se levanta a colher de pau, o açúcar ao escorrer faz uma pequena pérola no rebordo da colher). Juntar a gila desfiada, mexendo sempre em lume médio até evaporar o líquido em excesso e a gila começar a ficar esbranquiçada e brilhante nas pontas.
Quando estiver pronto, corta-se metade do limão e espreme-se para dentro do tacho, continuando a mexer bem durante 1 minuto e só depois desligar o lume.
Retira-se a casca de limão e o pau de canela. Guarda-se num recipiente fechado para não secar.
Sem comentários:
Enviar um comentário