sábado, 19 de dezembro de 2009

Creme Verde



Ingredientes:

1 kg de brócolos frescos
1 cebola
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 lt de leite magro ou meio gordo
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 ovo cozido

Preparação:

Aquecer o azeite e juntar a cebola e os alhos picados.
Sem deixar alourar, adicionar os brócolos bem lavados e cortados aos pedaços.
Envolver tudo e adicionar o leite.
Deixar cozer com o recipiente destapado.
Quando os brócolos estiverem cozidos retirar do lume, e reduzir a puré com a varinha mágica.
Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Servir quente, e decorar cada prato com 1 colher de sobremesa de ovo cozido bem picado.
Continuar a ler...

Bacalhau da Consoada



Ingredientes:

5 postas de bacalhau grosso
2 kg de batatas
2 couves pencas
4 ovos
4 dentes de alho
3 dl de azeite
sal e vinagre q.b.

Preparação:

Descascar as batatas e cortar ao meio. Escolher e lavar bem as folhas e olhos das couves.
Colocar água temperada com sal (pouco) numa panela e levar a cozer as batatas com os ovos e metade do bacalhau. Noutra panela colocar água e quando ferver juntar as couves e o resto do bacalhau e deixar cozer.
Preparar o molho: levar ao lume o azeite com os dentes de alho esmagados e deixar ferver. Juntar depois vinagre, a gosto, e manter quente.
Depois de tudo cozido, dispor numa travessa e servir de imediato. Acompanhar com o molho à parte.
Continuar a ler...

Perú de Natal à Moda de Valpaços



Ingredientes:
1 peru
1 kg de sal
1 ou 2 limões
Para o recheio:
250g de pão de trigo
3 ovos
100g de presunto entremeado
1 colher de sopa de manteiga ou de banha
sal e pimenta q.b.

Depois do perú preparado e bem limpo, cortar as asas, as patas e o pescoço. Colocar o perú num alguidar coberto com água fria, o sal e os limões às rodelas. Deixar ficar assim de um dia para o outro.

No dia seguinte, escorrer e enxugar o perú com um pano de modo a ficar bem enxuto. Esfregar agora o perú com bastante sal grosso.

À parte, para uma tigela, partir o pão em bocados e envolvê-los com os ovos inteiros. Juntar o presunto cortado em bocadinhos, a manteiga (ou banha) e temperar com sal e pimenta. Encher o peito ou a barriga do perú com este preparado, calcando para que fique bem cheio e cozer a abertura com agulha e linha. Levar ao forno mediamente aquecido (170ºC) durante 2 a 3 horas. Trinchar o perú na mesa e acompanhar com arroz de forno feito com os miúdos do próprio perú e uma boa salada verde.

Nota: Este peru não é barrado com qualquer gordura antes de ser introduzido no forno. São condições essenciais para que fique suculento: estar bem seco quando é introduzido no forno, nunca ser regado com qualquer líquido ou gordura durante toda a assadura e cozinhar apenas o tempo necessário para que a carne fique cozida mas não seca (geralmente leva entre 20 a 25mn por cada fracção de 500g de peru já recheado).
Continuar a ler...

Bolo Rei



Ingredientes:

1 Kg e 250 gr de farinha de trigo
50 gr de fermento de padeiro ou 25 gr de fermento orgânico
3 dl de leite
250 gr açúcar
12 ovos
300 gr de manteiga
1 gr de sal
150 gr de passas
100 gr de cidrão doce
100 gr de ameixas
100 gr de amêndoas
150 gr de nozes
150 gr de pinhões
frutas cristalizadas

Preparação:

Amassar 250 gr de farinha de trigo da melhor com 50 gr de fermento de padeiro ou com 25 gr de fermento orgânico em pasta, desfeito qualquer deles em 1 dl de leite morno, tapar bem e deixar a massa a levedar em sítio quente, durante 5 a 6 horas.
À parte deita-se num alguidar um kg de farinha, amassando-o com 250 gr de açúcar em pó, 6 ovos inteiros, 6 gemas, 300 gr de manteiga derretida, 1 gr de sal fino e 2 dl de leite, devendo ficar uma massa consistente; podendo-se deitar mais leite se for necessário por a farinha ser muito seca. Misturar os 250 gr de farinha a que se amassaram com o fermento, amassando tudo bem, e, em estando a mistura bem homogénea, juntam 150 gr de passas, 100 gr de cidrão doce cortado miúdo, 100 gr de ameixas de Elvas cortadas aos quartos e sem caroço, 100 gr de amêndoas despeladas, 150 gr de nozes cortadas em quatro bocados e 50 gr de pinhões; amassar novamente para incorporar bem na massa todos os elementos que se juntaram, cobrindo-se com um pano deixando levedar até aumentar o volume de metade, o que precisará de pelo menos de 6 a 10 horas, conforme a temperatura do ar e o estado atmosférico, sendo preferível preparar a massa à noite para cozer no dia seguinte.
Estando a massa bem levedada, fazer bolos em coroa, pondo-se no vazio do centro uma tigela ou um copo para não fechar; por cima da massa colocar algumas ameixas de Elvas cortadas ao meio e pêras ou outras frutas secas cristalizadas e algumas amêndoas, deixando repousar por duas horas, polvilhando com açúcar pilé e pondo-os a cozer no forno com calor forte.
Antes de colocar no forno, pintar a massa por cima com gema de ovo.
Feita a massa fazer os bolos e colocar num tabuleiro indo ao forno de calor brando.
Continuar a ler...
 

Ementa do Dia Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice